As ciclovias não foram
feitas para cadeira de rodas e muito menos para pedestres, me
pergunto se pessoas sem bicicletas e sem carros elas circularão pelo ar?
A vida é cheia de obstaculos, mas as calçadas precisam de
ampliação urgente, as ruas não foram feitas para carros e sim para pessoas,
geralmente os carros precisam de pessoas para dirigir não é mesmo?
Sem poluir o meio ambiente e promovendo a diminuição do
sedentarismo das pessoas em uma sociedade cada vez mais tecnológica e
motorizada, as bicicletas surgem como alternativa sustentável ao processo de
melhorias na mobilidade urbana.
O problema é a falta de infraestrutura ideal para garantir a
circulação segura do veÃculo no trânsito das grandes capitais. Em busca de
alternativas, o grupo Ejesa, por meio dos jornais Brasil Econômico e O
Dia, promove o seminário "Mobilidade Urbana", amanhã, em São
Paulo.
Antes visto apenas como uma opção de lazer, as bicicletas
ganharam importância como meio de transporte. Na Europa, os governantes
investem pesado em vias especÃficas para turistas e moradores se locomoverem
pedalando.
Copenhagen, na Dinamarca, e Amsterdã, na Holanda, viraram
sÃmbolos mundiais destas alternativas. Mas, até grandes cidades, como Paris e
Barcelona, apresentam opções para os ciclistas.
No Brasil, as bicicletas ainda não ganharam apoio maciço das
autoridades. Mas, há iniciativas de algumas prefeituras, como as do Rio de
Janeiro e São Paulo, em parceria com o banco Itaú, que permitem o aluguel de
bicicletas disponÃveis em estações localizadas em pontos estratégicos da
cidade. Trata-se dos projetos Bike Sampa e Bike Rio.
No entanto, a circulação das bicicletas se resume a trechos
curtos das capitais, e pior, sem um espaço adequado. A grande discussão é se
deve instalar ciclofaixas ou ciclovias para os ciclistas.
"A instalação de ciclofaixas exige um nÃvel de investimento
menor, mas a necessidade de educação no trânsito é muito maior para ter o
respeito do ciclista. Quando você faz uma ciclovia como uma unidade separada, o
investimento é muito grande, às vezes inviável, pois a malha viária já está
pronta", explica Claudio Rosa Júnior, presidente da Kasinski, que produz
bicicletas elétricas para tornar a viagem mais confortável.
Outro problema atual é que as ciclofaixas e ciclovias projetadas
pelos governantes visam mais o lazer. São instaladas aos domingos e com a
intenção de permitir a chegada aos parques. O objetivo dos usuários é copiar um
modelo chinês de integração para tornar a bicicleta um transporte diário.
"Na China há ciclovias para distâncias maiores, mas ao
chegar a um ponto especÃfico, você tem acesso a ciclofaixas para áreas interna
dos bairros", explica Rosa Júnior.
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