terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Sua mente

    O cérebro tende a encolher à medida que envelhecemos, mas a prática regular de exercícios pode evitar que isso aconteça, segundo um novo estudo.
   Publicado na última edição da revista cientifíca Neurology, o estudo determinou que praticar exercícios na terceira idade oferece mais proteção contra a perda de massa cerebral que o envolvimento em atividades sociais e intelectuais.
   “Pessoas na casa dos setenta anos que praticam atividades físicas regularmente, como caminhar várias vezes por semana e musculação com orientação medica,  apresentaram um menor encolhimento do cérebro e outros sinais de envelhecimento cerebral do que os idosos menos ativos fisicamente”, afirma o autor do estudo, Alan J. Gow, da Universidade de Edimburgo, em um comunicado à imprensa. 
   “No entanto, nosso estudo não demonstrou nenhum benefício real que associe o tamanho do cérebro à participação em atividades sociais e intelectuais, como demonstraram as ressonâncias magnéticas realizadas ao longo de um período de três anos”.
   Gow e sua equipe analisaram os prontuários médicos de 638 escoceses nascidos em 1936. Os participantes passaram por ressonâncias magnéticas aos 73 anos de idade, além de fornecer detalhes sobre suas atividades físicas diárias, que variavam dos movimentos necessários para realizar as tarefas domésticas a manter-se em forma com exercícios intensos ou participando de esportes competitivos várias vezes por semana. 
    Eles também relataram sua participação em atividades social e intelectualmente estimulantes.
    Os pesquisadores descobriram que, depois de três anos, os idosos que praticaram mais exercícios apresentavam uma perda cerebral menor que os que se exercitavam minimamente.
   
   Todo mundo sabe que fazer exercícios faz bem, e este é só mais um item na longa lista de benefícios conhecidos. Se levarmos em conta pesquisas anteriores, a lista inclui a prevenção de doenças, a melhoria geral da saúde e da qualidade de vida, e o aumento do equilíbrio e da expectativa de vida.

“Nossos resultados mostram que a prática regular de exercícios na terceira idade é potencialmente importante para proteger o cérebro à medida que envelhecemos”, resume Gow.

   E então, o que você está esperando? Está na hora de sair da frente do computador e se mexer!




Nenhum comentário:

Postar um comentário